jai

33ª Jornada Acadêmica Integrada foi lançada hoje na UFSM


Foto: Gabriel Haesbaert (Arquivo Diário)
Em 2017, a JAI apresentou mais de 4,6 mil trabalhos. Neste ano, objetivo é ampliar a participação

Considerado o maior evento científico da Região Central, foi lançada, na tarde de hoje, no auditório do Centro de Ciências Rurais, a 33ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Desde 1984, a iniciativa reúne múltiplas personalidades e talentos para uma troca de vivências e conhecimentos.

Mais de 30 universidades de cidades, como Pelotas, Rio Grande, Alegrete, Uruguaiana, São Borja, São Gabriel, Santo Ângelo, Erechim, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Caxias do Sul, têm trabalhos inscritos nesta edição. Os estados de Santa Catarina e Paraná também costumam marcar presença, além de alunos de fora do país, como da Argentina e do Uruguai.

Professores e servidores da UFSM farão paralisação na sexta-feira

- A UFSM para por uma semana suas atividades acadêmicas para realizar atividades extraclasse. É a primeira oportunidade para os estudantes apresentarem os trabalhos desenvolvidos dentro dos laboratórios de pesquisa - afirma o coordenador da Jornada Acadêmica, Paulo Piquini.

A previsão é que cerca de 10 mil pessoas, entre alunos, organizadores e professores, participem da JAI. Segundo Piquini, todas as pró-reitorias da instituição, de uma forma ou de outra, acabam tendo uma parcela de contribuição no evento.

- A Jornada Acadêmica reflete a dimensão da UFSM e tudo o que ela apresenta de avanço centífico, inovação e olhar crítico, além da necessidade de construir uma sociedade melhor, mais plural, mais tolerante, mais integrada. É o primeiro encontro dos alunos com a pesquisa, que é o que gera efetivamente conhecimento - disse o coordenador pedagógico da agência de publicidade da Faculdade de Comunicação Social (Facos) da UFSM, Rodrigo Corrêa.

Toxoplasmose é tema de ações em escolas de Santa Maria

APRESENTAÇÕES

O secretário da Coordenadoria de Iniciação Científica da UFSM, órgão que realiza a Jornada Acadêmica, Arion Pilla, destaca que, neste evento, os grupos das áreas têm a chance de dividir suas experiências.

- Para atrair cada vez mais os alunos, nós buscamos adotar uma fórmula de apresentação de trabalhos que, de fato, contemple às expectativas dessa comunidade. Ao longo dos anos, viemos adaptando processos, como a apresentação dos trabalhos divididos em módulos temáticos - explica Pilla.

Para os estudantes que quiserem participar do evento, as inscrições estão abertas até 15 de agosto. A 33ª edição da JAI ocorrerá de 22 a 26 de outubro no Centro de Convenções da UFSM e no Centro de Ciências Sociais e Humanas, em Santa Maria. 

SAIBA MAIS:

  • O evento - Jornada Acadêmica Científica (JAI) da UFSM
  • Quando - De 22 a 26 de outubro de 2018
  • Onde - Centro de Convenções e no Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM
  • Inscrições de trabalhos - Abertas até 15 de agosto, nas instituições de Ensino Superior
  • Atividades - Salão de iniciação científica, fórum de extensão, amostra de ensino, salão de pós-graduação e palestras

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Aiesec promove evento para integrar intercambistas e comunidade Anterior

Aiesec promove evento para integrar intercambistas e comunidade

Toxoplasmose é tema de ações em escolas de Santa Maria Próximo

Toxoplasmose é tema de ações em escolas de Santa Maria

Educação